diagnóstico de seo

Como fazer um diagnóstico de SEO? 

O diagnóstico de SEO fornece status de saúde do seu site, com esses dados você saberá o que deve ser otimizado para melhorar o desempenho e aumentar o posicionamento geral no Google. 

Geralmente o diagnóstico de SEO é a primeira fase do projeto de SEO, porque, a partir das informações geradas pelo documento é possível criar um planejamento de otimizações e conteúdo. 

Resumindo, o diagnóstico de SEO é composto por uma análise geral do tráfego, ou seja, quantos acessos por mês, quais são as palavras-chave que mais geram cliques e quais são os termos que levam a venda. Depois, é analisado os concorrentes diretos e indiretos, no final é levantado todos os erros técnicos do site e velocidade. 

Detalharemos um pouco mais o assunto. 

O que é o diagnóstico de SEO? 

Como já foi mencionado, o diagnóstico de SEO é a fase inicial do projeto de SEO, é um documento que contém tudo sobre o site, como saúde, situação atual do tráfego orgânico, resultado das principais palavras-chave, análise dos concorrentes, erros técnicos e performance. 

Podemos usar uma ferramenta muito conhecida do marketing para construir o diagnóstico de SEO, a análise de SWOT. 

A análise de SWOT é uma técnica de planejamento de marketing utilizada para auxiliar na identificação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. 

A técnica pode ajudar na organização do diagnóstico e na priorização das tarefas no planejamento. Então separaremos os tópicos da análise de SEO e colocaremos dentro das 4 forças da análise FOFA. 

Força: Principais palavras-chave

Fraqueza: Situação atual do tráfego, saúde do site

Ameaças: Concorrentes, atualizações do Google

Oportunidades: Erros técnicos e performance 

Com isso, o seu diagnóstico ficará completo e coeso. 

Veja também: Como montar uma estratégia de SEO?

Como fazer um diagnóstico de SEO? 

Como fazer um diagnóstico de SEO? 

Para realizar o diagnóstico você precisará de um auxílio de algumas ferramentas, como Google Analytics, Google Search Console, SEMRush ou Ubersugestion e Screaming Frog.

Todas essas ferramentas vão te ajudar a coletar dados sobre a saúde do seu site. Explicarei como você pode usar cada uma delas para realizar o diagnóstico de SEO. 

Você pode usar um doc ou apresentação do Google para destacar todos os dados que irá coletar. 

Google Analytics: Com essa ferramenta é possível identificar o volume do tráfego orgânico e pago, quem está acessando o site, tempo de permanência, taxa de rejeição o número de conversões e vendas orgânicas. Lembrando que para tirar todos esses dados a ferramenta precisa estar instalada corretamente e possui um histórico de uso. 

Google Search Console: Com essa ferramenta você poderá separar as suas melhores palavras-chave, páginas que mais geraram cliques e impressões, páginas com CRT baixo e alto, erros de indexação e problemas na experiência do cliente. Para obter esses dados a ferramenta precisa estar instalada corretamente no DNS e precisa de um histórico de uso. 

SEMRush: Com essa ferramenta é possível analisar os concorrentes, as principais palavras-chave, separar os principais erros técnicos e performance, analisar backlinks e autoridade do site. 

Screaing Frog: Com essa ferramenta é possível identificar todos os erros técnicos de SEO do site. 

Após coletar todos os dados, coloque no doc ou apresentação do Google no formato da análise de SWOT, como já foi mencionado no tópico anterior.  Assim você terá todas as informações do seu site e saberá o que otimizar para melhorar os resultados. 

Principais erros de SEO

Bom, agora você sabe como fazer um diagnóstico de SEO e a sua importância. Vou te mostrar alguns erros que precisam de uma atenção, pois são erros que impactam diretamente no resultado. Ou seja, se o Google identificar que o seu site possui esses erros não te colocará nas primeiras posições e ainda pode sofrer com penalização ou banimento total.

Erro 404

O erro 404 é uma resposta do servidor informando que não encontrou a página acessada. Isso pode acontecer quando a página é excluída ou quando a URL é alterada. É um erro grave, o Google pode entender que o site não tem um conteúdo de qualidade e não entrega uma boa experiência para o usuário. A consequência para esse erro é a perda de posição para todo o site. 

Para resolver o problema, faça um redirecionamento 301 para um conteúdo similar. 

Páginas duplicadas

A página duplicada é quando duas páginas possuem conteúdos iguais ou parecidos, pode acontecer internamente com as suas próprias páginas ou com outros sites. 

A página duplicada internamente (duas páginas do seu site com o mesmo conteúdo) pode gerar concorrência interna e o Google entende que você está utilizando uma prática de repetição de conteúdo para ganhar volume. O seu site pode sofrer penalizações ou ser banido. Esse erro acontece quando você copia o seu próprio conteúdo, quando o site tem paginações ou filtros. 

Para resolver é preciso colocar uma tag canonical na página para apontar a principal que deve ser priorizada. 

A página duplicada de terceiros acontece quando você copia conteúdo de outros sites ou quando alguém copia o conteúdo do seu site. O Google com as suas ferramentas consegue identificar quem é o dono do conteúdo e penaliza quem copiou. Então, não copie conteúdo, crie o seu! 

Tempo de abertura do site 

Atualmente o Google valoriza muito um site que abre rápido na versão mobile, no ano de 2021, foi atualizado as métricas de análise do tempo de abertura do site. 

Um site com um tempo de abertura alto não pode alcançar o topo, pois, a missão do Google é entregar o melhor resultado para os usuários. Sendo assim, não entregará um site que não abre no celular ou demora mais de 5 segundos para carregar, sendo que o ideal é menos de 2 segundos. 

Então, se o seu site está lento, priorize essa tarefa e melhore o tempo de abertura para a versão mobile. 

Veja também: Tráfego Orgânico e Pago: Qual a Diferença?

O que fazer depois do diagnóstico de SEO?

Agora você sabe como criar um diagnóstico de SEO e quais são os erros que deve priorizar nas otimizações. O próximo passo é planejar os conteúdos e as otimizações.

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